Image

QUICK CONTACT

Como fazer Branding Digital com Link Building

Image

Como fazer Branding Digital com Link Building

March 14, 2018

Antes de falar sobre o branding com link building na prática, é necessário refletir sobre as questões a cerca do valor da marca e estabelecer algumas análises importantes para que profissionais de empresas, de grande ou médio porte, possam pensar sobre posicionamento estratégico.

Estabelecer uma posição no mercado é uma tarefa árdua, requer muito esforço e trabalho para chegar ao público-alvo, levando a ele a percepção correta sobre a marca. Esta tarefa não necessariamente diz respeito somente às grandes corporações, mas principalmente ao pequeno e médio negócio e também às startups, que possuem verbas limitadas, necessidade de atuação em mercados menores e objetivos de crescimento e expansão.

A questão é que ninguém está estático no mercado! A atuação das empresas com maior domínio é inevitável e a guerra de marketing pode abreviar qualquer iniciativa das empresas iniciantes ou com menores recursos, quando o planejamento e o posicionamento não são bem desenhados.

Desde, mais ou menos, os anos 2000 e até os dias atuais o que chamávamos apenas de marketing e comunicação, hoje adicionamos um sobrenome: offline. Isso porque, com o surgimento das redes sociais e com a expansão do Google, ou seja, do meio online a guerra da concorrência e a conversão de ações digitais em vendas ocorrem em velocidade jamais alcançada pelas mídias tradicionais, servindo tanto para o sucesso de muitas marcas como também para o fracasso de outras.

Com isso, a forma como consumidores enxergam e se relacionam com as marcas mudou, mesmo porque o universo de informação e entretenimento oferecido pelas redes da internet tem crescido muito em audiência, principalmente nos últimos três anos.

No final de 2017, a pesquisa Vídeo Viewers, do Instituto Provokers, feita para o Google e Meio & Mensagem apresentou indicadores sobre o consumo de vídeos digitais, que cresceu 90,1% em três anos, enquanto o tempo gasto com a TV ficou estável. Desses que assistem a vídeos digitais, 99% assistem YouTube e 83% preferem assistir pela internet.

Obviamente, esta questão não desmerece e nem exclui a necessidade atual das empresas continuarem as suas campanhas pelos meios tradicionais, é claro que um bom merchandising no ponto de venda ajuda e é importante para girar o produto, porém, entender o consumidor, onde ele está, o que ele precisa e supri-lo de comunicação, conteúdo e informação na Web são vitais para a construção e o relacionamento entre ele e a marca.

Desta forma, faz-se necessário o planejamento e a implementação de algumas táticas, que combinam foco, técnica e criatividade.

Primeiramente, é necessário compreender algumas frases ditas por Stephen King, “o produto é algo que é feito na fábrica, a marca é algo que é comprado pelo consumidor. O produto pode ser copiado pelo concorrente, a marca é única. O produto pode ficar ultrapassado rapidamente, a marca bem-sucedida é eterna”.

 Vamos imaginar estes preceitos de valor à marca associados à velocidade da informação pela internet…

É preciso ter consciência, que nada é mágico e que tudo tem seu relativo tempo de maturação e isso não é diferente nos meios digitais, quando o objetivo é disseminar uma marca de valor e fixá-la na mente dos consumidores.

Em artigo anterior, foi publicado, sob o tema “Marketing de Conteúdo e Resultado de Vendas”, a importância da produção de conteúdo, para o aumento do tráfego no site e maior visibilidade de produtos e marcas, utilizando o modelo AIDA (Atenção, Interesse, Desejo e Ação) no planejamento das campanhas.

No entanto, quando se trata de campanhas orgânicas, é necessário somar aos conteúdos as ações de “Link building” que, para quem não sabe, utiliza-se de palavras-chave no texto âncora (conteúdo), com “links” externos, ou seja, em outros sites, que direcionam, ao serem clicados pelos leitores, ao site, blog ou página com assunto relacionado. Com isso, essa ação vislumbra alguns objetivos:

  • Influenciar e melhorar a popularidade dele nos mecanismos de busca;
  • Geração tráfego;
  • Incrementar estratégias de Branding;
  • Estreitar relacionamento entre públicos e marcas;
  • Aumentar a autoridade do domínio, conforme a classificação do Google e alcançar melhor posicionamento nos resultados de busca.

Para isso, é importante seguir algumas premissas:

  • Contratar uma assessoria de imprensa online ou um jornalista;
  • Conquistar parceria com influenciadores, em blogs, e portais de nicho com relevância, ou seja, com temas e conteúdos correlatos;
  • Construir relacionamento com a imprensa online, para envio de releases (conteúdo) marcados com “links” nas palavras-chave do texto âncora;
  • Planejar alguma verba para impulsionar, em rede social escolhida estrategicamente, cada conteúdo veiculado periodicamente, pois ajuda no alcance da comunicação. Embora o propósito seja a alavancagem orgânica da campanha, este investimento é importante.

Eventualmente, alguns jornalistas dos veículos de comunicação não permitirão links nos releases enviados, neste caso, é importante que o conteúdo faça “menção à Marca”, pois o “boca a boca digital” funciona e, também, é pontuado pelo Google, ajudando na melhoria do posicionamento nos resultados das buscas (page rank).

A produção de conteúdo é algo que demanda pesquisa, tempo, trabalho e disciplina em atender a periodicidade das publicações.

Nas ações de “link build”, para a geração de valor à marca, valem algumas dicas importantes:

  • Trabalhar para pessoas e não para máquinas: muitos escrevem artigos preocupados apenas com volume de palavras-chave, que é importante, mas não o principal;
  • Desenvolver conteúdo para nichos de clientes: quanto mais posicionado são os conteúdos, melhor é o resultado;
  • Os artigos devem conter o “lead jornalístico”: utilizar essa técnica como isca, contendo nas redes sociais um resumo técnico do texto: o que, onde, como, quem, quando, por quê?. Para ler mais, o leitor deve clicar sobre o link, para ser levado até o site ou à página que se pretende divulgar;
  • Fazer menção à marca nos artigos: o boca-a-boca digital passa a ser tão importante quando o link.

Todo esse processo deve produzir um bom alcance, engajando consumidores e proporcionando maior visibilidade à marca, principalmente nos sites e portais de maior autoridade e junto aos influenciadores.

Paralelamente à todas essas ações, é muito importante que outros mecanismos sejam implementados, tais como:

  • Otimização do site: SEO, códigos HTML5, indexação no Google, relevância das páginas;
  • Inbound Marketing: SEO e conteúdo propagado nas redes (portais, sites e blogs), para atrair tráfego para o site.

 

Fica claro que, nesse processo de construção dos links buildings, é necessário produzir conteúdos atraentes para blog, influenciadores e outras plataformas e sites que, como mencionado anteriormente, possua relevância para o público-alvo desses ambientes, assim como para o site em que se pretende apontar e a isso chamamos de “Guest Post”.

Essa técnica é muito importante para negociar a possibilidade de publicação e, em troca, obter um link em páginas de grande autoridade.

Obviamente, todas essas táticas, técnicas e ferramentas mencionadas, para surtir efeito e agregar valor à marca, necessitam estar integradas ao planejamento estratégico da empresa, respondendo ao seu posicionamento, aos objetivos corporativos e às campanhas de marketing e comunicação.

Vale como dica, neste artigo, que toda e qualquer ação deve sempre ser pensada e implementada de forma sistêmica.

Portanto, partindo do princípio que há na empresa o planejamento e a orientação estratégica em alinhamento com as ações digitais, a prática do link building para atingir maior alcance e frequência na exposição da marca é essencial para o seu reconhecimento.

 

ANALISE O MARKETING DIGITAL DE SEU SITE, SEM CUSTO!

O Marketing Digital é vital para o aumento da visibilidade e geração de negócios, por isso, oferecemos a você, sem compromisso, uma análise competitiva de seu site com indicadores de performance que apontará rotas para a melhoria do seu negócio.

Solicite Agora!
Image
Localização

Rua Pamplona, 1188 - Cj.63/64 Jardim Paulista - São Paulo - SP - Brasil

Image
Telefone

+55 11 3884-8877

Image
E-mail

awd@ agenciawaydigital.com.br

Image
Horário

Seg - Sex: 8h às 18h