A Importância do Marketing Digital
Marketing Digital
A Importância do Marketing Digital
January 17, 2018A internet, sem dúvida alguma, tem mudado pessoas e negócios. A partir da década de 1990, com a sua expansão, até os dias de hoje, o relacionamento e o comportamento das pessoas têm mudado, e principalmente na forma como buscam ofertas de marcas e produtos.
Desde 2006, com a nova era da internet e o avanço das redes sociais, um novo ciclo de comunicação iniciou, mudando efetivamente o consumo de informação entre pessoas e que, a partir de 2010, com o surgimento dos sites de compras coletivas, tornou-se verdadeira febre.
Dificilmente, saímos às compras sem antes olhar pela internet lojas, produtos, preços, localização e principalmente compará-los às vantagens da compra online. Deixamos de atuar como meros receptores de comunicação, nos programas e intervalos da televisão, e passamos a consumidores ativos que decidem o que assistir, o que procurar e o que consumir.
Brasil em 4º lugar
De acordo com o relatório de Conferência das Nações Unidas, a Unctad, o Brasil ocupa o 4º lugar no ranking dos países em que considera o número de habitantes com acesso à internet.
De acordo com o mesmo estudo, em 2015 o país tinha 120 milhões de usuários de internet, atrás da Índia, com 333 milhões, dos Estados Unidos, com 342 milhões e da China, com 706 milhões. No Brasil, 54% dos lares possuem acesso à internet.
Para termos uma ideia do que tudo isso representa, em 2017, segundo a pesquisa da Magna, braço de pesquisas da IPG Mediabrands, que foi divulgada pelo Meio & Mensagem, o investimento em publicidade digital chegou a R$ 209 bilhões, representando 41% do total de recursos publicitários, superando, inclusive, a TV com a participação de 37%. Até 2020, a pesquisa prevê que os recursos digitais representarão 50% da verba publicitária total.
Obviamente, investir no Marketing Digital tem sido mais atraente às empresas por inúmeras razões: Custos relativamente mais baixos, grande volume de pessoas conectadas à internet 24 horas por dia em seus computadores e smartphones, melhor medição dos retornos sobre o investimento baseado em cliques, engajamentos, tráfego, compras online e, principalmente, a possibilidade de estreitamento do relacionamento com o consumidor, individualmente.
As táticas são outras quando falamos em links patrocinados, campanhas orgânicas, conhecidas como SEO (Search Engine Optimization) e mídias sociais, entre outros. Além da criatividade das campanhas, gerar conteúdos atraentes e dominar códigos de programação, que otimizem sites e a sua visibilidade em provedores de busca da internet são vitais para a geração de tráfego e aumento dos negócios.
O Marketing Digital chegou para somar e possibilitar novos desafios, incluindo o novo olhar das empresas para esse universo novo e complexo, que precisa ser melhor compreendido e explorado.
Diretor de Planejamento na AWD-Agência Way Digital
+20 anos de experiência como profissional e professor na área de marketing e
promoção de vendas, planejamento estratégico, campanhas de novos produtos,
marketing digital, branding, inteligência de mercado e liderança.
ANALISE O MARKETING DIGITAL DE SEU SITE, SEM CUSTO!
O Marketing Digital é vital para o aumento da visibilidade e geração de negócios, por isso, oferecemos a você, sem compromisso, uma análise competitiva de seu site com indicadores de performance que apontará rotas para a melhoria do seu negócio.
Solicite Agora!- Localização
Rua Pamplona, 1188 - Cj.63/64 Jardim Paulista - São Paulo - SP - Brasil
- Telefone
+55 11 3884-8877
awd@ agenciawaydigital.com.br
- Horário
Seg - Sex: 8h às 18h